O tenista fica exposto ao sol por muito tempo e com muita frequência, por isso é muito importante utilizar sempre proteção solar.
O filtro escolhido deve ser de amplo espectro e apropriado para prática de atividade física para não escorrer nos olhos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda um FPS acima de 30 e um filtro que ofereça proteção contra as radiações UVA e UVB.
Qual a diferença entre as radiações UVA e UVB?
A radiação UVB é aquela que tem a intensidade aumentada no período entre 10h e 16h e no verão, e tem maior associação com câncer de pele.
Já a radiação UVA é constante durante todo o ano e ao longo do dia. É a que tem maior associação com fotoenvelhecimento, mas também pode causar câncer de pele.
Com essa informação, é possível entender o porque de utilizar o filtro em qualquer horário ou estação do ano, mesmo em dias nublados. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição solar, respeitando a quantidade correta por área corporal.
Já ouviram falar na diferença entre FPS e PPD?
O FPS mensura a proteção contra a radiação UVB.
Já o PPD mensura a proteção contra a radiação UVA. No rótulo não é obrigatório fornecer o valor do PPD, mas ele deve obrigatoriamente corresponder a 1/3 do valor do FPS. Ou seja, para um filtro que tenha FPS 60, o PPD deve ser no mínimo 20.
Para evitar manchas e melasma é muito importante se atentar a bons produtos que contenham essa proteção UVA ideal.
Uma subcategoria de produtos no mercado não precisa atender essa exigência feita aos filtros solares de acrescentar o PPD. São por exemplo, bases de maquiagem, hidratantes com filtro ou CC creams. Então não servem para proteger contra manchas.
O que mais considerar ao escolher um filtro solar?
Também deve-se considerar o tipo de pele de cada um. Filtros mais cremosos podem piorar as espinhas de uma pele oleosa.
A dermatologista Alessandra Drummond costuma sugerir que, principalmente mulheres, optem pela dupla proteção: filtro sem cor e filtro com cor. “Acrescentar um pó compacto por cima ajuda a deixar o produto mais fixado ao rosto”, diz.
Que quantidade de filtro solar aplicar?
- Uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça
- Uma colher de chá de protetor para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás
- Uma colher de chá para cada braço
- Uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.
Que outras medidas de proteção o tenista precisa tomar?
- Utilizar roupas de preferência com proteção UV
- Avaliar com seu dermatologista o uso de FILTRO SOLAR ORAL. O comprimido não substitui o filtro em creme, mas acrescenta proteção.
O filtro solar oral é a base da substância Pollypodium leucotomos. Tem demonstrado em trabalhos científicos, eficácia na redução de melasma, fotoenvelhecimento e câncer de pele.
0 comentário em “QUAL FILTRO IDEAL PARA O TENISTA?”