Uncategorized

Dicas de como comprar sua raquete

Algumas informações muito importantes para levar em conta na hora de escolher a sua raquete!

Se você é um novato ou está querendo se tornar o próximo campeão, comprar uma raquete de tênis pode ser um grande investimento, e escolhendo o equipamento certo pode fazer uma grande diferença para o seu jogo.

 Aqui está um guia prático para ajudar a comprar a sua primeira raquete ou até mesmo como base para compras futuras.

• Grip de Raquetes
Os tamanhos variam de 4 1/8 (L0), 4 ¼ (L2), 4 3/8 (L3) , 1 ½ (L4) e 4 5/8 (L5). Esta é uma medida em polegadas para combinar com o tamanho da empunhadura (Grip).

Uma regra de ouro é segurar a raquete na mão e ver a distância entre o dedo indicador da outra mão entre as pontas dos seus dedos e base da mão. Se não houver espaço suficiente para o seu dedo indicador, o Grip da raquete é muito pequeno. Se houver um expaço extra, é muito grande. Se você está entre dois tamanhos, escolha o menor, porque você sempre pode aumentar a espessura adicionando uma fita chamada de Overgrip.

Na prática, se você jogar com uma espessura inadequada, pode ocasionar alguma lesão futura. O Grip fino demais, acaba causando uma fadiga no seu músculo devido ao esforço excessivo, pois essa musculatura está sempre contraída. Caso esteja grande, haverá uma rotação da raquete em sua mão em todos os golpes, porque não há firmeza.

• Head Size
O tamanho da cabeça da raquete que você precisa vai depender do tipo de jogo padrão que você procura. Raquetes com cabeças maiores têm uma área de superfície entre 102 e 130 cm². Isso as tornas ideais para iniciantes, o ponto doce (Sweet Spot) maior significa menos batidas no aro, conhecidas como madeiradas (Miss-Hits).

A cabeça maior permite também mais efeito para ser colocado na bola (Topspin) e maior potência para ser transferido para a batida. Raquetes com cabeça média e tradicionais, são usadas por jogadores mais experientes, e tem uma superfície entre 85 e 100 cm². Quanto menor o tamanho da cabeça, oferece mais manobrabilidade e estabilidade, mas exigirá mais esforço físico.

• Materiais
As raquetes usadas hoje em dia são em sua maioria compostas por grafite, porém os fabricantes também utilizam a fibra de vidro, kevlar, carbono, titânio, alumínio, grafite trançado (braided), grafeno tungstênio e basalto em sua composição.

A maioria das raquetes são feitas de grafite em sua maior composição por ser mais leve, oferecendo energia, conforto e controle. As raquetes podem ser mescladas com esses materiais mencionados acima.

• Balanceamento
O Balanceamento pode ser em 3 opções:
– Balanceamento voltado para a cabeça da raquete, proporcionando mais potência em seus golpes e gerando menos esforço físico para o atleta.
– Balanceamento voltado para o cabo, normalmente para atletas que buscam mais controle/precisão.
– Balanceamento neutro, cada vez mais usado por vários atletas, indicado para jogadores iniciantes proporcionando maior rapidez em sua evolução.

Você também pode alterar o equilíbrio de peso da raquete, acrescentando peso ao aro com fita de chumbo.

• Flexibilidade
A rigidez ou flexibilidade de uma raquete é uma característica muito importante. Em termos simples, está relacionado à envergadura da raquete quando você acerta a bola. Quando a raquete é flexível não há transferência de potência para a bola. Já o inverso, mais rigidez do material, maior potência na hora do golpe. Observe sempre a cartolina presa à raquete, com alguma dica do tipo (stiffnes, speed index, flexibility) para se basear melhor na sua escolha.

Então, aproveitem as dicas e bom jogo.

0 comentário em “Dicas de como comprar sua raquete

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: